28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Serviços de prevenção ao câncer do colo do útero serão intensificados em Manaus

Publicado em:

- Anúncio -

As ações da campanha “Março Lilás”, realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai intensificar a oferta de serviços de prevenção ao câncer do colo do útero e chamar atenção da sociedade para o enfrentamento ao problema.

Abertura das atividades está marcada para a próxima quarta-feira, 1º/3, às 9h, no Parque das Tribos, no bairro Tarumã, na zona Oeste.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, explica que a campanha terá como foco principal a oferta do exame citopatológico do colo do útero, conhecido como exame preventivo ou Papanicolau, que permite a identificação precoce de sinais sugestivos da doença.

“Esse serviço é disponibilizado durante o ano inteiro em todas as unidades básicas da secretaria, mas nós vamos intensificar a oferta neste mês, a fim de garantir o acolhimento e atendimento de todas as mulheres que estão na faixa etária de risco para a doença, de 25 a 64 anos de idade. As usuárias devem realizar esse procedimento em dois anos seguidos, e se ambos os resultados derem negativo, elas devem fazê-lo a cada três anos”, informa Lúcia.

A programação do “Março Lilás” também contará com ações de educação em saúde e distribuição de materiais informativos sobre o câncer de colo de útero. Outro ponto importante da campanha é o incentivo à vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano), pois a infecção pelo vírus tem potencial para evoluir para o câncer de colo de útero em alguns casos.

“A vacina contra o HPV é uma importante estratégia no combate à doença, e está disponível em todas as 171 salas de vacina da Semsa, para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade, e imunossuprimidos de até 26 anos. Os rapazes não vacinados podem acabar transmitindo o vírus no futuro, quando for iniciada a atividade sexual”, afirma a enfermeira.

Nas unidades de saúde, durante todo o mês, as usuárias devem buscar o exame preventivo portando RG, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), e no caso da vacinação, é preciso apresentar um documento oficial de identificação e a caderneta de vacinação.

“Nos quatro sábados do mês de março, teremos nove unidades abertas das 8h às 12h para fazer a intensificação desses serviços, em todos os Distritos de Saúde da cidade. Durante a semana, as mulheres que têm alguma ocupação durante o dia também podem procurar as UBSs de horário ampliado, que vão até 19h ou até 21h”,

disse Lúcia, acrescentando que a lista com endereços e horários pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br.

Investigação

As usuárias que enfrentarem possíveis barreiras de acesso aos serviços podem registrar queixas e fazer denúncias na Ouvidoria Municipal do SUS, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800-092-1603, WhatsApp (92) 98842-6835 e e-mail ouvidoria.sus@pmm.am.gov.br. Os canais também estão abertos para buscar informação, tirar dúvidas e realizar elogios.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -