28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Inteligência artificial aprende línguas da mesma maneira que o cérebro humano, diz cientistas

Publicado em:

- Anúncio -

Já parou para pensar como funciona o processo de aprendizado do cérebro? A curiosidade de saber como o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo funciona, deu aos cientistas norte-americanos uma linha de pesquisa sobre o tema, incluindo a inteligência artificial.

Um estudo publicado receentemente sugere que neurônios e inteligência artificiais aprendem de forma semelhante ao ser humano, ou pelo menos quando o assunto é idioma.

“Há muito tempo se discute se as redes neurais aprendem da mesma forma que os humanos”, disse Vsevolod Kapatsinski, linguista da Universidade de Oregon.⁣

Os pesquisadores – liderados por Gašper Beguš, linguista computacional da Universidade da Califórnia, em Berkeley – compararam as ondas cerebrais de humanos ouvindo um som simples com o sinal produzido por uma rede neural analisando o mesmo som.⁣

Para estabelecer um parâmetro de comparação do lado humano, os pesquisadores reproduziram o som de uma única sílaba – “bah” – repetidamente em dois blocos de oito minutos para 14 falantes de inglês e 15 falantes de espanhol.

Leia mais:

VÍDEO: No Japão, ônibus do Manchester City projeta hologramas pelas ruas e surpreende a web

Enquanto o som da sílaba era escutado, os pesquisadores registravam as variações na média de atividade elétrica dos neurônios no tronco cerebral de cada ouvinte – a parte do cérebro onde os sons são processados primeiro. O estudo testou redes compostas por IAs de uso geral que são indicados para uma variedade de tarefas.

“Elas mostram que mesmo sistemas para usos muito, muito gerais, que não têm nenhum viés desenvolvido para a fala ou quaisquer outros sons, apesar disso mostram uma correspondência com a codificação neural humana”, disse Gary Lupyan, psicólogo da Universidade de Wisconsin, em Madison, que não participou do estudo.

Os resultados não só ajudam a desmistificar como as RNAs aprendem, mas também sugerem que os cérebros humanos talvez não nasçam equipados com o hardware e o software projetados especialmente para a linguagem.

Com informações Quanta Magazine

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -