O diretor do escritório regional do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), um “braço” do Banco Brics, Thadeu Abicalil, visitou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (REPU), na sexta-feira, 17/11, no Palácio Araguaia, em Palmas.
Em pauta, debates e articulações para possíveis financiamentos para o Tocantins. O ponto central da reunião foi a discussão sobre recursos financeiros para aplicação em obras de infraestrutura, nas áreas de rodovia e transporte, além de educação e saúde.
Saiba mais:
Tocantins tem o 2º maior crescimento de PIB entre as federações
O Banco NDB, é uma instituição financeira de desenvolvimento estabelecida pelos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Sua missão é impulsionar o financiamento de projetos voltados para infraestrutura e desenvolvimento sustentável em nações em desenvolvimento.
O diretor Thadeu Abicalil enfatizou que a instituição financeira tem o compromisso de apoiar projetos que impulsionam o crescimento sustentável.
“Hoje a gente fez uma primeira reunião com o governador Wanderlei Barbosa, para discutir o projeto de investimento que deve envolver setores como logística de transporte, também na área social, para que a gente possa colaborar, via financiamento, com o desenvolvimento sustentável do Tocantins. Então, vamos apreciar a demanda do Tocantins e trabalhar para poder suprir aquilo que o Estado mais necessita, por meio desse possível financiamento”.
Por sua vez, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou a necessidade dos investimentos.
“Estamos comprometidos em promover o avanço do Tocantins e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Os investimentos discutidos hoje podem viabilizar obras fundamentais para fortalecer nossa infraestrutura, impulsionar o desenvolvimento econômico regional, criar possibilidade de aplicação em áreas da educação e saúde”, ressaltou o gestor.
Reuniões
No mês de setembro, uma comitiva da gestão estadual esteve em Xangai, na China, onde apresentou para a presidente do Branco do Brics, Dilma Rousseff, o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), além de projetos de infraestrutura de logística para o Tocantins.
A visita fez parte da agenda de compromissos institucionais do Governo do Tocantins, na participação da 23ª edição da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (Cifit), em Xiamen.