28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Frio extremo com rajadas de neve atinge os EUA

Publicado em:

- Anúncio -

Depois de um verão de calor recorde, vastas áreas dos Estados Unidos enfrentam agora um frio extremo, enquanto uma frente fria brutal no Ártico traz rajadas de neve, gelo e ventos arrepiantes que ameaçam a vida. A previsão é que a situação comece a melhorar a partir de terça-feira (16/01).

À medida que o calor sem precedentes dá lugar ao frio, negacionistas das mudanças climáticas apontam que as temperaturas congelantes são prova de que o aquecimento global é uma narrativa exagerada. Mas os cientistas são claros: ondas de frio extremo continuarão a ocorrer mesmo que os invernos aqueçam em geral.


Leia mais

VÍDEO: tigre corre atrás de homem dentro de mansão milionária

ONU já levou alimentos à 1,4mi de pessoas em Gaza


Os recordes globais de calor superam os recordes de frio e 2023 foi o ano mais quente já registrado por uma margem enorme. E mesmo enquanto os EUA lutam para lidar com intensas rajadas de neve pesada agora, a longo prazo, a crise climática causada pelo homem levou a uma tendência alarmante de desaparecimento de neve no hemisfério Norte.

Alguns cientistas dizem que as mudanças climáticas podem até estar desempenhando um papel nessas correntes de gelo, uma vez que o aquecimento no Ártico aumenta a probabilidade do ar gelado e polar ir para sul.

O que explica o frio?

Nosso clima é fortemente influenciado pela corrente de jato, um rio ondulado de ar em movimento rápido no alto da atmosfera.

Quando a corrente de jato se dirige para o Sul, pode empurrar o ar frio do Ártico para a América do Norte, Europa e Ásia. Quando recua para o Norte, o ar quente também irá avançar mais para o Norte. Uma grande oscilação de alta pressão sobre a Europa em janeiro passado levou a temperaturas quentes recordes de inverno.

Há também outro fator a considerar: o vórtice polar, um cinturão de ventos fortes que se situa extremamente alto na estratosfera – acima do nível da corrente de jato – em torno do Polo Norte.

O vórtice polar é como um pião. No seu estado normal, ele gira muito rápido, mantendo o ar extremamente frio preso na região do Ártico. Mas pode ser perturbado e desviado do curso, ficando longo e distorcido, espalhando ar frio e influenciando a trajetória da corrente de jato.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -