32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Presidente Lula e Arthur Lira se reúnem em meio a tensões entre Planalto e Câmara

Publicado em:

- Anúncio -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se encontraram na manhã desta sexta (09/2) no Palácio da Alvorada, em Brasília.

O encontro acontece em um momento de acirramento das tensões entre o Planalto e a Câmara, após o discurso de Lira na abertura do ano legislativo.

Durante o discurso, Lira enviou um recado ao governo, afirmando que o Orçamento pertence a todos os brasileiros, não apenas ao Executivo, e não pode ser travado por “burocracia técnica” e por quem não foi eleito.


Veja mais: 

Lula sanciona Orçamento de 2024 e veta R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares

Se der para zerar déficit, ótimo; se não der, ótimo também, diz Lula sobre meta fiscal


Ele também destacou que os parlamentares não foram eleitos para simplesmente carimbar as propostas do Executivo e defendeu que o Orçamento da União deve ser construído com a contribuição do Legislativo.

A tensão entre Lira e o governo reflete na agenda política, especialmente em relação às emendas parlamentares. O governo federal vetou trechos aprovados por parlamentares que aumentariam os recursos destinados por eles às suas bases eleitorais, além de acelerar os pagamentos por parte do Executivo.

Em resposta às críticas de Lira, o presidente Lula comentou que não é momento para discursos duros e destacou a importância de cumprir os acordos feitos com os parlamentares. Ele afirmou que pretende conversar com Lira nos próximos dias para entender melhor a situação.

“Eu devo conversar com o presidente Lira por esses dias e ver o que é que está acontecendo. Estamos chegando no Carnaval, não é momento de discurso duro. Momento de alegria, momento de a gente relaxar um pouco, dançar, gastar um pouco de energia e voltar mais calmo depois do Carnaval. É isso que eu espero, sabe, de mim, do Lira, Pacheco, da classe política”, disse Lula.

Lula ressaltou que quando o governo não cumpre os acordos feitos, o resultado é que as negociações se tornam mais difíceis e onerosas. Ele enfatizou a importância de respeitar os compromissos assumidos para manter a estabilidade política e econômica do país.

“O que que eu acho que o Lira pode ter razão. Se o governo fez acordo dentro do Congresso Nacional ou através do nosso ministro de Relações Institucionais [Alexandre Padilha], ou do ministro da Fazenda [Fernando Haddad], fez algum acordo, a gente tem que cumprir. Quando você não cumpre o acordo feito, o resultado é que vai ficar mais caro. Isso eu aprendi há muito tempo”, afirmou o Presidente.

*Com informações de Globo News

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -