28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Avião faz pouso com combustível para seis minutos de voo

Publicado em:

- Anúncio -

Um avião do modelo Airbus A320 que saiu do aeroporto de Cali com destino a Riohacha, na Colômbia, precisou fazer um pouso de emergência após passar mais do dobro do tempo esperado no ar por causa do mau tempo.

O caso foi registrado na segunda-feira (17) e repercutiu dias depois, quando uma foto da cabine de comando do piloto foi publicada no Aviation Herald. O registro mostra que, no momento do desembarque, o avião tinha pouco mais de 200 quilos de combustível disponíveis.

Segundo o portal de aviação, um avião do mesmo modelo gasta duas toneladas de combustível por hora em velocidade de cruzeiro, sinal de que o combustível restante seria suficiente apenas para mais seis minutos de voo.

Um registro feito pelo FlightRadar mostra que o piloto segue em direção a Riohacha, em um voo que levaria 80 minutos, mas, ao chegar no local, faz pelo menos cinco voltas no ar, desistindo do pouso e seguindo para outro destino, o aeroporto de Rionegro.

Em Rionegro, o piloto faz mais três voltas e desiste novamente de pousar, seguindo para o último destino, o aeroporto de Montería, a 800 quilômetros de distância do ponto de partida e 600 do destino.

Após a repercussão do caso nas redes sociais, a companhia aérea Viva Air divulgou uma nota de posicionamento na noite de ontem explicando o ocorrido e esclarecendo que o mau tempo fez com que o imprevisto fosse registrado.

Segundo a companhia aérea, o piloto seguiu todos os protocolos para esse tipo específico de caso, tentando pousar em aeroportos próximos ao destino e declarando emergência quando o tempo de combustível restante era menor que 30 minutos.

“Como o voo tinha uma duração prevista de 80 minutos, o avião contava com combustível para mais de 180 minutos de trajeto, mais do dobro do planejado para cumprir com o itinerário”, afirmou.

Ao todo, a aeronave passou 3 horas e 20 minutos no ar. Ninguém ficou ferido na ocorrência. A Aerocivil (Aeronáutica Civil de Colômbia), autoridade responsável pelo monitoramento da aviação no país, afirmou que abriu uma investigação sobre o caso.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Juan Gabriel
Juan Gabriel
Juan Gabriel é jornalista e editor do Portal Rede Onda Digital. Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atua desde 2016 no mercado da comunicação, com experiência na cobertura de grandes acontecimentos no Amazonas e em outras partes do Brasil. Hoje se dedica a levar informação com credibilidade à população através da Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -