28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Amazonas registra apenas 3 mortes por malária em 2022

Publicado em:

- Anúncio -

Em 2022, de janeiro a novembro, foram registrados 3 óbitos por malária nas localidades, sendo 2 em Manaus e 1 em São Gabriel da Cachoeira. Não foram registrados óbitos por malária em Tefé neste ano, segundo levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Para manter a estatística, os municípios de Manaus, Tefé e São Gabriel da Cachoeira (a 523 e 852 quilômetros da capital, respectivamente) serão os pilotos para implantação da vigilância do óbito por malária e por acidentes com animais peçonhentos no Amazonas. A implantação da estratégia é uma iniciativa do Ministério da Saúde.

Nessa área da Saúde, a estratégia visa investigar os óbitos por causas evitáveis ou reduzíveis nesses dois tipos de notificações. A expectativa da FVS-RCP é que, em um ano, a estratégia esteja em desenvolvimento nos três municípios.

“Esse é um projeto para fortalecer o enfrentamento a esses agravos, destacando as causas evitáveis ou reduzíveis, em um processo investigatório para a redução da mortalidade por doenças e agravos no Amazonas”, destaca Alexsandro Melo, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE).

Os municípios foram selecionados devido ao cenário epidemiológico de malária e de acidentes com animais peçonhentos locais.

Leia também:

Covid-19: Mais de 900 mil pessoas estão com a 3ª dose atrasada

Também em 2022, de janeiro a novembro, foram registrados 4 óbitos por acidentes com animais peçonhentos nessas três localidades, sendo 2 em Manaus, 1 em Tefé e 1 em São Gabriel da Cachoeira.

Malária e peçonhentos

No Amazonas, de janeiro a novembro de 2022, foram registrados 7 óbitos por malária e 12 óbitos por acidentes por animais peçonhentos. No mesmo período do ano passado, de janeiro a novembro de 2021, foram registrados 12 óbitos por malária e 22 óbitos com acidentes por animais peçonhentos.

Em 2021, de janeiro a dezembro, foram registrados 12 óbitos por malária e 24 óbitos por acidentes com animais peçonhentos.

Os dados constam em sistema oficial do Ministério da Saúde e estão sujeitos a atualizações.

 

 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -