No início desta tarde, 13h pelo horário de Brasília (19h pelo horário de Tel Aviv), um grupo de brasileiros embarcou em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), para sair de Israel e retornar ao Brasil. O voo faz parte da operação de repatriação do governo brasileiro para tirar cidadãos da área de conflito entre Israel e Palestina.
Mais de 200 brasileiros estão no voo, incluindo turistas que estavam em Israel para festividades religiosas, e acabaram sendo surpreendidos pelos ataques do Hamas.
Leia mais:
Exército de Israel encontra corpo de brasileira
Cerca de 2,3 mil brasileiros aguardam em Israel a repatriação
Mirian Duarte da Silva, moradora de Sorocaba (SP), afirmou:
“Pessoal, nós estamos em uma alegria só, porque nós estamos aqui no avião da FAB. É uma bênção, o pessoal é muito amoroso. A gente está se sentindo tranquilo. A gente sabe que ainda tem uma jornada, 14 horas de voo até Brasília, mas Deus está conosco e nós estamos muito felizes. Parece que realmente agora a gente vai poder descansar um pouco”.
A FAB informou que esta será a primeira das seis aeronaves usadas na operação de repatriação. O avião é um modelo KC-30, com capacidade para cerca de 210 passageiros.
Espera-se que o voo da FAB chegue ao Brasil na madrugada desta quarta, 11.
O conflito entre Israel e Palestina começou no sábado, 7, quando o grupo extremista Hamas promoveu ataque a cidades israelenses e chegou a sequestrar pessoas para fazer de reféns. Cerca de 260 israelenses chegaram a ser mortos nas ações terroristas. Desde então, a retaliação de Israel já incluiu bombardeios e um cerco à Faixa de Gaza.