O embaixador russo Sergei Andreev participava, nesta segunda-feira (9), de um ato em celebração ao 77º Dia da Vitória, que marca a vitória da Rússia sobre as tropas da Alemanha Nazista durante a 2ª Guerra Mundial, quando foi atingido por tina vermelha lançada por manifestantes.
O ataque ocorreu em um cemitério de soldados soviéticos em Varsóvia, na Polônia. Manifestantes bloquearam a passagem de Andreev e lançaram a tinta vermelha contra seu rosto, em protesto contra os ataques da Rússia na Ucrânia. Após o episódio, o diplomata deixou o cemitério, acompanhado pela polícia.
Leia mais:
Havia grande expectativa para o pronunciamento de Putin. Serviços de inteligência dos Estados Unidos e do Reino Unido esperavam que o líder russo anunciasse uma nova escalada de ataques na Ucrânia ou até uma declaração forma de guerra ao país.
No entanto, o presidente da Rússia não anunciou nada novo e, em 11 minutos de discurso, quase não mencionou a invasão à Ucrânia. Ele comparou a trajetória de suas tropas no país vizinho à vitória da Rússia sobre a Alemanha Nazista durante a 2ª Guerra Mundial. E alegou que “foi forçado” pela Otan a atacar o país vizinho.
Via g1